Inspeção em caldeiras

As caldeiras são recipientes bastante utilizados na indústria em geral, que tem como principal função, produzir vapor através do aquecimento de água, para diversas aplicações, como por exemplo, para o cozimento de alimentos, para alimentar máquinas a vapor e térmicas, calefação ambiental e muitos outros. A inspeção em caldeiras e vasos de pressão deve obedecer o que determina a NR13 e o Código ASME Seção VIII, Divisão 1.

Inspeção em Caldeiras e Vasos sob Pressão (NR13)

Os vasos sob pressão e as caldeiras devem ser submetidas a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, pois pode ser considerada uma condição de risco grave e iminente. Ao completar 25 anos de uso, na sua inspeção subsequente, as caldeiras devem ser submetidas à rigorosa avaliação de integridade para determinar a sua vida remanescente e novos prazos máximos para inspeção, caso ainda estejam em condições de uso.

A implementação da inspeção em caldeiras, além de ter um caráter legal, é também uma contribuição significativa para o estabelecimento de uma política de segurança das empresas, no que se refere a ter, de MODO SEGURO e CONFIÁVEL, as suas unidades operando.Os vasos de pressão devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária. Quando for tecnicamente inviável e mediante anotação no “Registro de Segurança” pelo “Profissional Habilitado”, o teste hidrostático pode ser substituído por outra técnica de ensaio não-destrutivo ou inspeção, que permita obter segurança equivalente.

A abrangência da inspeção de segurança periódica bem como as técnicas a serem utilizadas deverão ser definidas pelo “Profissional Habilitado”, com base no histórico do vaso de pressão e nas normas técnicas vigentes, geralmente norteada pelo Codigo ASME Seção VIII. Caldeiras e vasos de pressão devem ser inspecionados. Os intervalos entre inspeções são definidos em função de sua categoria.

São previstas 3 categorias para as caldeiras enquanto que os vasos de pressão são divididos em 5 diferentes categorias.

a) caldeiras da categoria A são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2);

b) caldeiras da categoria C são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm2) e o volume interno é igual ou inferior a 100 L (cem litros);

c) caldeiras da categoria B são todas as caldeiras que não se enquadram nas categorias anteriores.

A inspeção de segurança periódica, constituída por exames interno e externo, deve ser executada nos seguintes prazos máximos:

a) 12 (doze) meses para caldeiras das categorias A, B e C;

b) 15 (quinze) meses para caldeiras de recuperação de álcalis de qualquer categoria;

c) 24 (vinte e quatro) meses para caldeiras da categoria A, desde que aos 12 (doze) meses sejam testadas as pressões de abertura das válvulas de segurança;

d) 40 (quarenta) meses para caldeiras especiais conforme definido no item 13.4.4.6. da NR13

Durante a inspeção são realizados exames e testes com objetivo de verificar itens de segurança e da vida útil do equipamento.

Inspeção em caldeiras - Enquadramento NR-13

A Norma Regulamentadora Nº 13 (NR13) do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece procedimentos obrigatórios relacionados a segurança do trabalho aplicados a fabricação, instalação, operação, manutenção e inspeção de Caldeiras e Vasos de Pressão. O enquadramento à Norma NR-13 consiste na tomada de ações coordenadas com objetivo de cumprir os requisitos legais. Através de uma auditoria, são verificados item a item, o grau de aderência às exigências obrigatórias. A M Control também atua na reconstituição de prontuários e estimativa de vida útil remanescente de caldeiras e vasos de pressão.

Treinamento NR-13

Os operadores de caldeiras e vasos de pressão devem receber treinamento que os capacitem a executar suas atividades, a carga horária prevista para o treinamento de NR 13 é de 40 horas. Após o treinamento teórico o operador deve passar por estágio supervisionado, sendo que o período em treinamento depende da categoria do equipamento.

Elaboração de Prontuário NR-13

Os documentos que constituem o Prontuário do equipamento devem estar organizados e disponíveis para consulta técnica. Quando inexistente ou extraviado o Prontuário deve ser reconstituído pelo proprietário.

Teste Hidrostático e END’s – Ensaios Não Destrutivos

O teste hidrostático consiste na aplicação de pressão de um fluido no equipamento com objetivo de verificar a sua integridade. O teste deve ser executado antes que o equipamento seja colocado em operação e periodicamente conforme previsto em Norma. Adicionalmente são executados Ensaios Não Destrutivos com objetivo de identificar pontos falhos e antecipar-se a possíveis incidentes.

FASES DO PROCESSO DE INSPEÇÃO:

O processo de inspeção em caldeiras, ou em outros equipamentos, tem uma série de etapas, que são aplicadas com o intuito de testar diferentes características de componentes a fim de obter o maior número de informações possível. As principais fases de inspeção são as seguintes:

  • Visual;
  • Dimensional;
  • Líquido penetrante;
  • Partículas magnéticas;
  • Ultrasom;
  • Ensaio Iris;
  • Medição de espessura do corpo dos tubulóes, coletores, tubulação dos feixes, paredes d'água, economizadores, etc.
  • E diversos tipos de ensaios laboratoriais, como por exemplo, análises químicas, exames metalográficos (incluindo réplica metalográfica),dureza e micro dureza.

M CONTROL – ESPECIALIZADA EM INSPEÇÃO EM CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO, PRÉ-EVAPORADORES, EVAPORADORES, CAIXAS DE VÁCUO E TUBULAÇÕES.

A M Control possui larga experiência no mercado, tendo sucesso nos processos de inspeção de equipamentos e peças, alinhamento a laser e demais serviços relacionados ao setor de laboratório metalúrgico. A empresa tem como público-alvo, indústrias de vários segmentos, e atua como prestadora de serviços e oferece assistência técnica além de fornecer todo o auxilio necessário para os seus clientes durante o processo de compra de insumos relacionados aos trabalhos prestados. Adquira a melhor inspeção em caldeiras.

Para saber mais sobre Inspeção em caldeiras

Ligue para (19) 3434-9684 ou clique aqui e entre em contato por email.

Regiões do Brasil que atendemos.

Regiões de São Paulo que atendemos.

Mais visitados

Alinhamento a Laser
Alinhamento a laser de eixos
Alinhamento a laser de máquinas rotativas
Alinhamento a laser industrial
Alinhamento a laser preço
Empresa de alinhamento a laser
Serviço de alinhamento a laser
Empresa de Inspeção de Solda
Empresa de Inspeção de Soldagem
Empresas de ensaios não destrutivos
Empresas de Inspeção de Equipamentos SP
Ensaio de líquido penetrante
Ensaio de partículas magnéticas
Ensaio de solda por ultrassom
Ensaio de ultrassom industrial
Ensaio não destrutivo ultra som
Inspeção por líquido penetrante
Inspeção por partícula magnética
Inspeção por ultrassom
Inspeção em Caldeiras
Inspeção em Tanques de Armazenamento
Inspeção em Vaso de Pressão
Alívio de Tensão em Soldas
Alívio de Tensões em Peças Soldadas
Recuperação de Eixos com Solda
Recuperação de Engrenagens Por Soldagem
Análise Química de Aço
Análise Química de Latão
Análise química do alumínio
Análise química do cobre
Análise química ferro fundido
Controle de qualidade laboratorial
Controle de qualidade laboratorial interno e externo
Dureza vickers
Ensaio charpy
Ensaio de dureza e microdureza
Ensaio de dureza rockwell
Ensaio de microdureza
Ensaio de microdureza vickers
Ensaio de micrografia
Ensaio de névoa salina
Ensaio de tração
Laboratório de análise de alumínio
Laboratório de ensaio
Laboratório de ensaios mecânicos
Laboratório de ensaios metalográficos
Laboratório de ensaios químicos
Laboratorio de ensaios sp
Laboratório ensaios mecânicos sp
Laboratório metalográfico
Laboratório metalúrgico em piracicaba
Laboratório químico metalúrgico
O texto acima "Inspeção em caldeiras" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.